Um princípio muito importante na organização é:
"UM LUGAR PARA CADA COISA E CADA COISA EM SEU LUGAR."
A aplicação deste princípio pode ter várias conotações. Por exemplo: A Departamentalização da empresa, determina como está montada a estrutura de negócios e é representada de modo gráfico para que até mesmo leigos entendam.
Porém em uma empresa menor, composta por poucos funcionários, o que ocorre é que a mesma pessoa se torna responsável por vários departamentos, muitas vezes correspondentes. Isso não é um complicador, desde que os departamentos e suas funções estejam bem definidos.
Então a pergunta é:
"JÁ DEPARTAMENTALIZOU SUA ORGANIZAÇÃO?"
Em outras palavras, podemos perguntar: "Você conhece bem a sua empresa? Muitos acreditam que sim, mas quando executam esta tarefa pela primeira vez, passam a ver seu negócio com outros olhos. Parece que toma forma, literalmente um desenho.
Voltando ao nosso princípio, ele deve ser aplicado não só na estrutura da empresa, mas nas atividades exercidas internamente.
Muito comum acontecer que as empresas pequenas e de estrutura familiar, misturem as contas pessoais dos "sócios", com as contas referentes as atividades da empresa.
Não se iluda pensando que "tudo vai para o mesmo lugar" ou que "o dinheiro é meu mesmo". Não conseguirá um bom nível de organização deste modo.
Por que isso é importante?
Os fatos econômicos e financeiros misturados, não permitem a calara visão do negócio. Para fazer qualquer analise é preciso fazer a separação, ou a diagnose estará comprometida.
Então, dentro deste princípio vai uma dica:
"NÃO MISTURE OS GASTOS PESSOAIS COM OS GASTOS DA EMPRESA OU NEGÓCIO."
A princípio a ideia pode parecer ruim, mas com um pouco de organização e disciplina, até mesmo a vida pessoal dos sócios ficará mais organizada, pois poderão fazer retiradas periódicas, de acordo com o ciclo da empresa e o fluxo de caixa.
Não se esqueçam porém que a empresa ou negócio precisa GERAR o LUCRO suficiente para suportar o volume de retirada dos sócios. Este será o próximo assunto.
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